Investimento no mercado financeiro versus investimento imobiliário, uma análise comparativa.


Investimento no mercado financeiro versus investimento imobiliário, uma análise comparativa.

Louvados sejam aqueles que conseguem ganhar mais que precisam para viver, e mais louvados ainda sejam os que poupam e investem em imóveis. 
Como os antigos já diziam em seus papiros: " quem compra terra não erra".

Prezados Clientes, Amigos , Parceiros da Redenetimóveis, e Colaboradores da Locamaxx Netimóveis, eu resolvi escrever este texto pois muitas vezes ouço dizer que imóvel rende menos que as aplicações financeiras,  que fulano diz: "conheço um cara que ficou rico com ações"!, que os aluguéis são ou estão(?!) baixos, que aluguel rende 1% do valor do imóvel( ??!!??), que imóvel não tem liquidez, que é fria,  etc etc...e muitas outras coisas do gênero faladas sem a menor base factual de argumentação e tampouco de sustentação, que caem por terra numa análise fria e realista.

O Brasil, segundo a revista Exame,
 o nosso mercado é o terceiro que mais valoriza no mundo, e isto faz com que fique mais animado ainda a escrever para meus clientes e amigos sobre o tema, espantando um cansaço das 11 da noite, dia de muito trabalho, treinamento na empresa, de ir ao dentista , ou seja depois de um: " day in a lyfe", como diriam , ou melhor, como cantavam os garotos de Liverpool.

Para ilustrar o "post", usarei um fato, mas montado com personagens fictícios para preservar a identidade de meus clientes e investidores( norma número 1 locamaxx) , assim então,  irei contar um "causo", conhecido no mundo pós-yuppie como "case", que envolveu uma família  que é cliente de nossa corretora há 12 anos.

O Pai de dois amigos meus( Henry e Paul )  Mr. Thomas , um advogado da conhecida banca de Lipton & Jonhston, cuja sede ocupava um prédio inteiro na rua da Alfândega, um homem seguro e sisudo ao se aproximar do casamento do filho mais novo , apesar da fama de mão de vaca  mas sob pressão da patroa, é forçado por livre e espontânea pressão de Miss Ferguson a presentear o caçula com um apartamento.
Após muita discussão doméstica, o orçamento fora estabelecido em 200.000 reais para a compra de um imóvel de 2 ou 3 quartos , a critério de Henry e sua noiva Isabelle, desde que dentro do orçamento.
Henry herdara o estilo "negociante frio" do pai, e foi um cliente que me deu um bocado de trabalho e muitas horas de vôo , o que cumpri com grande alegria, pois além de ser o ofício que escolhi para mim e fora abençoado por Deus, estava diante de uma oportunidade de aprendizado:
Como negociar com um herdeiro de um patrimônio milionário , pessoa exigente e acostumada a viver numa mansão, com um orçamento apertado em busca de um imóvel acima de suas possibilidades, e ainda querer margem de negociação no preço?! missão impossível?!
Talvez, mas para quem tem uma ferramenta de trabalho como o CRM da rede imobiliária a qual sou filiado, que compõe a carteira de 10 empresas( só em Vitória, no Brasil 98) , que por sua vez compartilham informações , imóveis, clientes e negócios, a tarefa é passível de execução apesar de demandar profundo conhecimento do mercado , das nacessidades do cliente , e das nuances de ambos.
Pois bem, reunidos na Locamaxx Netimóveis, junto com a noiva obviamente( pois geralmente a mulher é quem decide a compra)feito o diagnóstico da necessidade, consultamos o banco de dados da Rede Netimóveis e afinamos a busca,  daí partimos para campo e fizemos 49 visitas .
Todas organizadas cirurgicamente e Britanicamente em 4 visitas por dia, após muitas indas e vindas aos imóveis dentro do escopo, finalmente o casal define a compra.

Henry e Isabelle optaram por formalizar uma proposta para um dos primeiros imóveis que visitamos, uma apartamento com apenas 4 anos de construção, segundo Henry os demais ( alguns novos, outros mais usados e com befeitorias)visitados foram para "desencargo de conciência", a conversa ocorreu durante um  jantar no restaurante Lareira Portuguesa , a convite de Mr. Thomas  para celebrar o negócio, neste dia o escorpião saiu do bolso e até um bom "Alentejano" com bis fora servido a mando do famoso advogado .
Na ocasião, conversando com Mr Thomas , falei a ele que ainda havia uma unidade disponível no mesmo prédio, e ele poderia adquiri-la nas mesmas condições, para quando Paul se casasse ter um imóvel igual ao de Henry, de tudo portanto,  o patricarca me confidenciou que não acharia que Paul fosse se casar ,"é um rapaz muito solto, um poeta do asfalto" dizia, e não tocou mais no assunto apesar de eu ilustrar as vantagens do investimento e da valorização e ainda  dele poder alugar o imóvel, e obter rendimentos enquanto Paul ainda assombrava as ruas da cidade com sua motocicleta Honda 750 four e  mantinha a devida distância e repulsa ao altar e a compromissos mais sérios.
O  valor do imóvel foi fechado em exatos 200.000,00 reais, pagos á vista.
 Paul, figura exótica( apelidado de Red Baron),  pessoa oposta ao irmão metódico,  boêmio, easy rider, e apesar de mais velho  e da rigorosa criação era o autêntico  "selvagem da motorcicleta", e apesar das dúvidas do pai , em exatos  2 anos ,conhece um bela médica polonesa, num forró de itaunas, belíssima mulher, de nome Natasha e fulminantemente se apaixona.
Ela o convence a cortar os cabelos compridos, trocar a moto por um carro, trabalhar, cuidar do corpo, parar de fumar, etc.e rapidinho o leva para o altar, apesar da incredulidade da família e da sociedade, tal a famosa coleção de namoradas no currículum do marmanjo , sem que  nenhuma delas tenha conseguido que ele usasse a aliança na mão esquerda.


Apesar da diferença do estilo dos  filhos e do  escorpião no bolso , Mr. Thomas, mais uma vez pressionado por Miss Ferguson, é chamado a comparecer integralmente e á vista,  na compra de um imóvel para Paul, tal e qual o fizera na ocasião do  casamento de Henry.
Qual  é o "budget"? perguntei a Mr Thomas, sentados em torno da mesa de granito cinza no escritória da Locamaxx, diante do Lap Top com  tela aberta
no CRM ( site de busca e controle de informações, SAN G3) da redentimóveis , antes de abrirmos a busca e em seguida a refinarmos para escolhermos as opções.
- Avelar, não posso ser injusto com meus filhos, apesar de Henry ser um exemplo, façamos o seguinte, disse Mr Thomas:
- Atualizaremos o valor que investi na compra do apartamento de Henry por um índice do CDB, ou outro índice de aplicação segura, e com o resultado você terá o orçamento para iniciarmos a seleção, por favor  precisamos encontrar um apartamento com as mesmas características do Henry ! disse ele apreensivo como sempre ao se tratar de tirar dinheiro do banco.
Pego minha calejada calculadora HP12 c, lanço os valores e faço o cálculo, também consulto os sites especializados em atualização de valores e rapidamente tenho o resultado conferido e atestado.
Olho para Mr Thomas por cima das lentes de meu óculos de grau, e digo ao patriarca com o qual tenho total liberdade de falar a realidade sem rodeios:
-Más notícias Mr Thomas.
O apartamento do Henry, um 2 qts novo, com suíte, 2 vagas, armários em local nobre de Jardim Camburi,   custou R$ 200.000,00 há 2 anos, mas...
..agora um apartamento com estas caraterísticas irá custar algo em torno de 250 a 270 mil reais, e o valor, mesmo corrigido pelo cdb não será suficiente para encotrarmos um imóvel com estas características.
Aí veio a pior parte, falar para ele na necessidade de rever o orçamento pois ele teria que focar o produto, não o valor atualizado, caso contrário teria um inferno astral com Miss Ferguson  ,mãe zelosa que quer igualdade no amor e apoio aos filhos:
-O senhor vai ter que complementar os recusos, e dispor de um valor a mais que os rendimentos alcançados na aplicação , para adquirir um lar a altura do que Henry recebeu, se quiser ficar em paz com Miss Ferguson e ser justo com Paul , eu  disse a ele calmamente enquanto ele tomava um gole café.
Como assim?!, e as minhas aplicações no CDB?!o mercado financeiro rende mais que o mercado de imóveis!!!, se eu tivesse comprado o tal apartamento que você me ofereceu no prédio do Paul eu teria obtido 0,5% ao mês de rendimentos em locações enquanto eu cheguei perto de 0,9% no mercado financeiro, como pode ? perguntou:
Inicio então a simples explicação e de certa forma,  a profeçia que eu traçara há 2 anos  se concretiza.

-Mr. Thomas, quando o Sr. Colocou o dinheiro no banco há dois anos ele realmente ganhou da rentabilidade em locações, todavia somada a rentabilidade o valor do principal não alcança a valorização do mercado.
Caso o sr tivesse optado por adquirir um imóvel na época, teria lucrado com a valorização por si só, que sozinha supera a aplicação finaceira, fora a rentabilidade em locações.
Ou seja, aplicação não supera o investimento em imóveis, se você aplicar hoje para comprar amanhã , prepare para pagar mais que o rendimento , pois aquele imóvel que vistes há algum tempo , corrige seu valor acima das aplicações , fora a rentabilidade das locações.

Neste dia o Jurista frio e calculista, acostumado com grandes lides  e negociações intrínsecas, teve que dar o braço a torçer .
A contragosto autorizou a aquisção pelo valor de mercado de um imóvel igual ao do caçula, e gradualmente foi investindo em pequenos imóveis para locação, sendo hoje o maior locador da carteira de management da Locamaxx Netimóveis, e tendo desta forma se aposentado há um ano e agora se dedica a viajar com a esposa pelo mundo afora.

Fim.

Algumas observações:

  • Todas as fortunas do mundo se perpetuam em imóveis , passando de gerações em gerações e em muitos casos enfrentando valorizações sensacionais em longo prazo, como por exemplo áreas.



  • Investimento 100% seguro, conservador, perpétuo.



  • As locações rendem em média O,6% do valor do principal.



  • 1/3 ( um terço) de toda a riqueza do mundo está em imóveis.


Para saber mais , escreva um email para renato@locamaxx.com.br, ou venha nos fazer uma visita será um prazer recebê-los na locamaxx para tomarmos um café e conversarmos sobre as coisas que mais gosto: Imóveis, e se fores uma nauta, sobre Regatas de vela de oceano!.
Bons ventos a todos!

Renato Simões Pimentel Avelar
Desde 1991 cuidando de seu patrimônio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finaciar imóvel em regime de ocupação é possível! veja os detalhes no blog locamaxx online!

Vendemos: Raridade absoluta, ed Arnaldo Andrade, ao Lado do Palácio Anchieta, 410 m2 privativos, decorado e todo reformado por Marilia Celin da Casa Cor.

Stephen Covey, os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, o livro de ADM mais vendido no mundo, 38 idiomas, está a seu alcançe!!