A IMPORTÂNCIA DA EXCLUSIVIDADE
Se você pudesse escolher, qual seria o cenário
ideal para vender ou alugar o seu imóvel?
Um cenário onde o seu patrimônio tivesse liquidez
sem se desvalorizar, com a certeza de encontrar o valor máximo que o mercado
pudesse oferecer no momento da transação, com segurança, rapidez,
tranquilidade?
Este cenário existe e está ao seu alcance,
bastando para isto escolher uma imobiliária que goze de boa reputação e que faça
jus a sua confiança para a concessão de uma exclusividade na prestação do
serviço.
Prática comum em mercados internacionais
consolidados, aqui no Brasil as vantagens da exclusividade ainda não são
percebidas por boa parte dos consumidores.
Corretores e consultores imobiliários não vendem
imóveis e sim informações e a qualidade e precisão das informações são
fundamentais para o equilíbrio das relações e interesses e para a obtenção dos
resultados pretendidos por todos os envolvidos.
Sem exclusividade, como é possível evitar
desencontros em relação a valores, áreas e características em geral? Como passar
para o cliente interessado a segurança de aquele imóvel não foi vendido ou
alugado no dia anterior?
Além disso, não existe nada que deprecie mais um
imóvel do que a constatação de ele está disponível em várias imobiliárias, às
vezes com diversas placas concorrentes passando a impressão de que aquele
proprietário está “atirando para todos os lados”.
No passado, difundiu-se a equivocada impressão de
que a única vantagem na concessão da exclusividade era das imobiliárias pois,
uma vez contratadas com exclusividade poderiam fazer maiores investimentos em
publicidade. De fato, para fazer um trabalho de alto nível as imobiliárias
precisam investir na divulgação do imóvel, tanto para potenciais interessados
quanto para suas equipes de corretores. Porém, as vantagens vão muito além
atingindo a todos os envolvidos no processo.
Com a exclusividade, a contratação ganha
reciprocidade e a relação entre as partes fica mais clara e justa e os
contratados buscarão o melhor negócio sem perda de tempo, especulações e
pressões originadas pelo risco de perder o negócio para a concorrência.
Enquanto os contratados sentem-se mais seguros e
motivados para investirem seu tempo e recursos, os contratantes colocam-se em
condições de cobrar o retorno da missão delegada, com a aplicação das
estratégias adequadas e necessárias para a concretização do negócio, com uma
ágil prestação de serviços amparada por uma infraestrutura segura e completa,
inclusive com acompanhamento jurídico personalizado.
Agora, se a empresa contratada fizer parte de uma
rede de imobiliárias…
Sua escolha foi certeira, uma vez que os imóveis
captados por uma empresa podem ser vendidos por todas as empresas credenciadas
do grupo, todo mundo falando a mesma língua e utilizando o mesmo banco de dados,
somando competências e multiplicando resultados, sem concorrerem entre si.
Contrariando a velha máxima, é a única situação
onde a qualidade será potencializada pela quantidade.
José De Filippo
Presidente Célula Belo Horizonte
Rede Netimóveis
Presidente Célula Belo Horizonte
Rede Netimóveis
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