Cor preta 'apaga' paredes e aumenta ambiente


Cor preta 'apaga' paredes e aumenta ambiente 


A cor preta fornece profundidade visual, pois 'apaga' a parede e faz crescer o ambiente, diz o arquiteto Diogo Oliva.
Muita gente acha que o preto tem o efeito de diminuir os ambientes. Mas
, na verdade, o efeito é o contrário. “Essa cor fornece profundidade visual, pois 'apaga' a parede e faz crescer o cômodo”, afirma o arquiteto Diogo Oliva, do Estúdio doisA, de São Paulo. Já paredes brancas, por exemplo, saltam aos olhos e marcam claramente os limites do imóvel.

Quando fez o projeto de um apartamento com poucas divisões, o arquiteto não teve dúvidas: carregou de preto na cozinha, para combinar com a sala. As cadeiras do balcão e a geladeira, no entanto, são em amarelo, e saltam aos olhos em meio ao tom escuro. Oliva justifica a opção ao apontar outra característica do preto: “Como é uma cor neutra, destaca elementos pontuais coloridos”.

Para a designer de cores da Suvinil Ana Kreutzer, esse tom passa a impressão de “sofisticação, seriedade, confiança e poder.” Não por acaso, reforça Oliva, o preto é muito usado em acabamentos mais sofisticados. O que não quer dizer que passe sempre a sensação de sisudez. “Quando aplicado em listras e outras formas gráficas com branco, ajuda a criar movimento, deixando o ambiente descontraído e divertido”, comenta Ana.

Ele cabe em qualquer ambiente. Em alguns casos, no entanto, convém dar atenção especial à luz. “Em locais de permanência curta, como banheiros e lavabos, não há problema. Mas naqueles em que se fica mais tempo, como cozinhas e salas, é preciso uma iluminação boa, caso contrário, o cômodo fica muito escuro”, adverte Oliva.

Ana prefere usá-lo em ambientes pequenos e de permanência curta, como lavabos. Para os amplos, sugere pintar apenas uma parede com a cor. “Dá um ar de sofisticação”, argumenta. Só não é preciso ser comedido nas salas de home theater, em que o tom escuro vai especialmente bem, pois potencializa o brilho e a luminosidade das televisões de LED.
Postado por: Redimob |
Fonte: Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finaciar imóvel em regime de ocupação é possível! veja os detalhes no blog locamaxx online!

Vendemos: Raridade absoluta, ed Arnaldo Andrade, ao Lado do Palácio Anchieta, 410 m2 privativos, decorado e todo reformado por Marilia Celin da Casa Cor.

Stephen Covey, os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, o livro de ADM mais vendido no mundo, 38 idiomas, está a seu alcançe!!